Densidade de sementes e época de semeadura para três cultivares de amendoim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.185

Palavras-chave:

Arachis hypogaea L., Vagens, Grãos, Produção , Produtividade

Resumo

A alta produtividade do amendoim no Brasil advém da utilização de novas cultivares do mercado. Mesmo assim faz-se necessário o uso de práticas culturais para otimizar essa produção como a semeadura em diferentes densidades e épocas do ano. Por isso, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da densidade e época de semeadura na produção de amendoim de três cultivares. Realizou-se o experimento no Centro Avançado de Pesquisa em Cana, em Ribeirão Preto-SP, na safra 2021/22, utilizando-se o delineamento experimental em parcelas sub-subdividas com três repetições, tendo os tratamentos divididos em três cultivares de amendoim (IAC OL3, IAC 503 e Granoleico), quatro densidades de semeadura (5, 10, 15 e 20 plantas por metro linear) e duas épocas de semeadura (outubro e novembro). As avaliações realizadas foram: produtividade de vagens e de grãos (além de seu rendimento), massa de 100 grãos, índice de colheita e número de vagens. As médias foram submetidas ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Conclui-se que houve um aumento na produção de grãos da cultivar Granoleico e IAC OL3 em comparação com a IAC 503. Para a característica densidade, quanto menor o número de plantas por metro, a produtividade de vagens, de grãos e massa de 100 grãos foi inferior as demais estudadas. Em relação as épocas estudadas, mostrou-se que para produtividade de vagens a primeira época foi superior e, para rendimento de grãos, a segunda época foi melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Fiori Ruiz, Centro Universitário Moura Lacerda

Graduando em Agronomia – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP. E-mail: fabiofioriruiz@gmail.com.

Letícia Pelicioni Palviqueres, Centro Universitário Moura Lacerda

Eng. Agrônoma, Graduada em Agronomia – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP. E-mail: lepalviqueres@gmail.com.

Keyciane Barbosa, entro Universitário Moura Lacerda

Graduanda em Agronomia – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP. E-mail: keycianeb@outlook.com.

Olavo Betiol, Universidade Estadual Paulista –Unesp.

Eng. Agrônomo, Doutorando em Agronomia – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias -FCAV/ Universidade Estadual Paulista –Unesp, Jaboticabal, SP. E-mail: olavobetiol96@gmail.com.

Élcio Rios Pérez Leal, Universidade Estadual Paulista –Unesp.

Eng. Agrônomo, Mestrando em Agronomia – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias -FCAV/ Universidade Estadual Paulista –Unesp, Jaboticabal, SP. E-mail: elciorpleal@gmail.com.

Denizart Bolonhezi, Instituto Agronômico de Campinas.

Dr., Pesquisador Científico – IAC, Centro Avançado de Pesquisa em Cana, Ribeirão Preto, SP. E-mail: denizart.bolonhezi@sp.gov.br.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Ruiz, F. F. ., Palviqueres, L. P. ., Barbosa, K., Betiol, O., Leal, Élcio R. P., & Bolonhezi, D. (2022). Densidade de sementes e época de semeadura para três cultivares de amendoim. South American Sciences, 3(2), E22185. https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.185

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Agrárias)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.