Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.174

Palavras-chave:

DCN para a formação inicial, Educação, Estágio docente, Formação inicial, Professor-monitor

Resumo

A formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristianni Antunes Leal, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz) e Docente de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). E-mail: caleal1@gmail.com.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências. Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - DECB/IBRAG/UERJ, Rio de Janeiro. Docente no Programa Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde – Fiocruz. E-mail: rosanemeirelles@gmail.com.

Publicado

2022-08-28

Como Citar

Leal, C. A. ., & de Meirelles, R. M. S. (2022). Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?. South American Sciences, 3(1), e22174. https://doi.org/10.52755/sas.v3i1.174

Edição

Seção

Relato de experiência (Ensino)