Acción de bioactividor y bioestimulador en la germinación de semillas y vigor de plantas de maní

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.88

Palabras clave:

Arachis hypogaea L., Germinabilidad, Emergencia

Resumen

La adopción de técnicas que promuevan mayores tasas de germinación y calidad fisiológica de las semillas es fundamental para incrementar el potencial productivo de las plantas en el campo. En este contexto, el uso de sustancias bioactivadoras y bioestimulantes es una alternativa para la optimización de la germinación de las semillas y el vigor de las plántulas. Así, el objetivo fue evaluar la germinación de semillas y el vigor de plántulas de maní, luego de la aplicación directa del bioactivador Fertiactyl® LEG y el bioestimulante Stimulate®. El experimento fue completamente al azar, con tres repeticiones, con tratamientos dispuestos en un esquema factorial [(2 x 4) + 2]. Las semillas fueron tratadas mediante aplicación directa de Fertiactyl® LEG y Stimulate®, con los siguientes tratamientos: T1 (4.0), T2 (8.0), T3 (12.0), T4 (16.0) mL de Fertiactyl® kg-1 semillas, T5 (6.0), T6 (12.0), T7 (18.0), T8 (24.0) mL de Stimulate® kg-1 semillas, T9 - control absoluto (TAB) , T10 (5 mL de agua kg-1 semillas). Luego, las semillas se distribuyeron en papel de germinación y se mantuvieron en un germinador, a una temperatura de 27ºC ± 3º y un fotoperíodo de 12 horas. La prueba de vigor de las plántulas se realizó simultáneamente con la prueba estándar de germinación de semillas, así como el estudio del índice de velocidad y porcentaje de emergencia de plántulas en arena, los cuales se registraron diariamente por conteo directo de plántulas. Los datos se sometieron a análisis de varianza y promedios mediante análisis de regresión para evaluar el efecto de las dosis del producto. Fertiactyl® LEG promueve un mayor porcentaje de germinación hasta una dosis de 12.0 mL. Mientras tanto, Stimulate® aumenta el vigor de las plántulas, con valores más altos de longitud total, masa total de materia seca e índice de velocidad de emergencia de plántulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ellen Rayssa Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Técnica em Agropecuária (2016) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês. Atualmente é graduanda do curso de Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017), na qual, é Bolsista do Programa de Educação Tutorial do MEC - PET AGRONOMIA UFRB e monitora da disciplina CCA008 - Fisiologia Vegetal.

Clovis Pereira Peixoto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1984), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Consultor dos periódicos - SITIENTIBUS, Série Ciências biológicas, Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana e Magistra, Revista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Revista Coffe Science, vinculada a Universidade Federal de Lavras. Revisor das Revistas Agro@mbiente (on line) da Universidade Federal de Roraima, Biotemas da Universidade Federal de Santa Catarina e Caatinga (on line) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, desenvolvimento, fruticultura, plantas oleaginosas e rendimento de culturas.

Ademir Trindade Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no ano de 2011. Desenvolveu trabalhos como estagiário de Iniciação Científica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e bolsista PIBIC. Tem experiência na área de Agronomia com a realização de estágios durante 3 anos, o que proporcionou uma maior experiência prática. Possui título de Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/EMBRAPA no ano de 2014, trabalhando na área de melhoramento da cultura do amendoinzeiro, com ênfase em Fisiologia Vegetal. É Doutor em Ciências Agrária (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Rosangela Nascimento da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Atualmente é Engenheira Agrônoma da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

João Albany Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Estatítica pela Escola Superior de Estatistica da Bahia (1982), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: progressão, comissão de progressão, compactação, preparo do solo e subsolagem.

Elvis Lima Vieira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2001). Especializações em Nutrição Mineral de Plantas (ESALQ-USP) e Fisiologia Pós-colheita de Frutos e Hortaliças (UFLA - Lavras). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas e Fisiologia Pós-colheita de Frutos e Hortaliças. 

Publicado

2020-10-14

Cómo citar

Oliveira, E. R., Pereira Peixoto, C., Trindade Almeida, A. ., Nascimento da Silva Ribeiro, R., Albany Costa, J., & Lima Vieira, E. (2020). Acción de bioactividor y bioestimulador en la germinación de semillas y vigor de plantas de maní. South American Sciences, 1(2), e2088. https://doi.org/10.17648/sas.v1i2.88

Número

Sección

Anais do XVII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim

Artículos más leídos del mismo autor/a