Características agronômicas de amendoim BRS 421 OL em função de diferentes densidades de sementes no sudeste do estado de Mato Grosso

Autores

  • Jakeline Cruz Nunes IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde
  • Alexandre Caetano Perozini IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.
  • Daniele Fernandes Campos IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.
  • Charles de Araújo IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.
  • Jair Heuert Programa de Melhoramento do Amendoim-Embrapa. https://orcid.org/0000-0002-2064-4263
  • Maxsuel Antonio Rodrigues IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.
  • Maxuel Fellipe Nunes Xavier Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás. https://orcid.org/0000-0003-0822-4992

DOI:

https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.178

Palavras-chave:

Arachis hypogaea L., Amendoinzeiro, Densidades , Produtividade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a avaliação das características agronômicas em diferentes densidades de plantas de amendoim BRS 421 OL, na região sudeste do estado do Mato Grosso, em função de diferentes densidades de sementes. O experimento foi desenvolvido no ano agrícola 2021/22, na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente, Centro de Referência de Campo Verde, localizado no município de Campo Verde – MT. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram quatro densidades: 8, 16, 24 e 32 sementes m-1. A cultivar utilizada foi a BRS 421 OL, desenvolvida pelo PMA da Embrapa. As parcelas foram compostas por quatro linhas de três metros de comprimento, com espaçamento ente linhas de 0,90 m, intervalo entre parcelas de um metro e com a parcela total de 5,4 m2. Os parâmetros avaliados foram altura de plantas aos 22, 31, 47, 55, 69, 77, 87 e 100 dias após o plantio (DAP), massa de 100 grãos e produtividade de vagens. As alturas de plantas foram influenciadas pelas diferentes densidades de sementes, já a massa de 100 grãos obteve a mesma significância dos resultados. A maior produtividade de vagens foi obtida com a densidade de 16 sementes m-1, na região sudeste de Mato Grosso. Com isso, sendo necessário a repetição do estudo, para confirmação dos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakeline Cruz Nunes, IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT. E-mail:  jakeline.nunes@estudante.ifmt.edu.br.

Alexandre Caetano Perozini, IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.

Docente do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT. E-mail:  alexandre.perozini@svc.ifmt.edu.br.

Daniele Fernandes Campos, IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT. E-mail:  daniele.fernandes@yahoo.com.

Charles de Araújo, IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.

Docente do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT, e-mail: charles.araujo@svc.ifmt.edu.br.

Jair Heuert, Programa de Melhoramento do Amendoim-Embrapa.

Programa de Melhoramento do Amendoim – Embrapa, Santo Antônio de Goiás, GO. E-mail:  jair.heuert@embrapa.br.

Maxsuel Antonio Rodrigues, IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde.

Discente de Agronomia do IFMT Campus São Vicente – Centro de Referência de Campo Verde, Campo Verde, MT. E-mail: maxsuel12ar@gmail.com.

Maxuel Fellipe Nunes Xavier, Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Escola de Agronomia – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. E-mail:  maxuelfellipe90@gmail.com.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Nunes, J. C. ., Perozini, A. C. ., Campos, D. F. ., de Araújo, C. ., Heuert, J., Rodrigues, M. A. ., & Xavier, M. F. N. . (2022). Características agronômicas de amendoim BRS 421 OL em função de diferentes densidades de sementes no sudeste do estado de Mato Grosso. South American Sciences, 3(2), e22178. https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.178

Edição

Seção

Artigos Originais (Ciências Agrárias)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.