EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ROMPENDO AS BARREIRAS DA DIVERSIDADE EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores/as

  • Armstrong Pereira de Almeida
  • Glaucia Pinheiro Silva Santana
  • Hilda Paula Eugenia da Silva
  • Márcio Luiz Oliveira de Aquino
  • Maria Francilene de Oliveira Farias
  • Plinio da Silva Andrade
  • Rafael Rocha Soares
  • Rosália Lopes Andrade Borges

DOI:

https://doi.org/10.63330/sasciencesv6n2-071

Palabras clave:

Aprendizagem, Educação Especial, Inclusão

Resumen

O Brasil, nas últimas décadas, tem assistido a uma transformação nas instituições escolares que é resultado de leis elaboradas para atender a discussões sobre um assunto que por muito tempo pareceu apenas uma utopia: a inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. No entanto, a educação inclusiva tem se configurado uma questão complexa, o que tem exigido dos profissionais da educação uma constante reflexão sobre quais os caminhos a serem percorridos e as possíveis atuações com essa clientela no contexto escolar. Assim, tomando por base o conceito de educação inclusiva, o presente estudo procura situar, a partir da literatura pertinente ao tema, como tem se processado a inclusão dos sujeitos com necessidades especiais na rede regular de ensino, identificando as metodologias e práticas pedagógicas adotadas nas escolas, bem como a necessidade de um trabalho cooperativo mais efetivo entre escola e sociedade, de modo que ações voltadas para o respeito às diversidades possam existir e que a cidadania e a ética possam ser construídas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Centro Gráfico, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Brasília, DF: MEC, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/. Acesso em: 05 nov. 2022.

CARDOSO, M. Educação inclusiva: removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 2003.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2003.

CHAVES, H. Inclusão: Qual a situação do professor? 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, 2002.

FERREIRA, E.; GUIMARÃES, M. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GUERRA, C. Conhecimentos psicológicos e formação de professores. In: AZZI, R. (org.). Formação de professores: discutindo o ensino da psicologia. Campinas: Alínea, 2000.

MANTOAN, M. T. E. Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. In: FERREIRA, J. R. (org.). Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2003.

MENDES, E. G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: MARINI, S.; PALHARES, M. (org.). Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MINTO, C. A. Educação Especial: da LDB aos Planos Nacionais de Educação MEC e Proposta da Sociedade Brasileira. In: MARINI, S.; PALHARES, M. S. (org.). Escola Inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Revista Integração, Brasília: MEC/SEESP, v. 8, n. 20, 2009.

NOGUEIRA, M. L. O fazer psicopedagógico com os portadores de altas habilidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA, 2000, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Mackenzie, 2000.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

SAINT-LAURENT, L. A educação dos alunos com necessidades especiais. In: MANTOAN, M. (org.). A integração das pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon, 2007.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 2009.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em: 25 mai. 2026.

Publicado

2026-07-16

Cómo citar

de Almeida, A. P. ., Santana, G. P. S. ., da Silva, H. P. E. ., de Aquino, M. L. O. ., Farias, M. F. de O. ., Andrade, P. da S. ., Soares, R. R. ., & Borges, R. L. A. . (2026). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ROMPENDO AS BARREIRAS DA DIVERSIDADE EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS. South American Sciences, 6(2), e26292. https://doi.org/10.63330/sasciencesv6n2-071

Artículos más leídos del mismo autor/a